RECOVERY
Recovery (recuperação) é uma modalidade muito utilizada pelos atletas de elite e por atletas amadores competitivos. Tem a função de recuperar o esportista o mais rápido possível para que ele esteja pronto para o próximo treino ou competição.
A rotina de um atleta, seja ele profissional ou amador, é desgastante e o período de recuperação ( entre os treinos / competições ) é muito curto para que o corpo esteja em boas condições.
Para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira possível, e para que o atleta se torne menos suscetível a uma lesão, alguns processos são fundamentais. Uma alimentação equilibrada, uma boa hidratação, treinos adequados, boas noites de sono e principalmente a recuperação muscular.
Após treinos mais intensos e competições de longa duração, é comum sentir dores / fadigas musculares. Essa dor ocorre devido ao dano no tecido muscular que sofre microlesões em sua estrutura. Os sintomas podem aparecer entre 8 a 24 horas após o exercício, com o seu pico chegando até 48hs, podendo perdurar entre 3-5 dias, dependendo da intensidade do exercício.
Atualmente existem algumas técnicas de “recovery” que aceleram o processo de recuperação do tecido muscular auxiliando no processo natural e ajudando a eliminação de toxinas provenientes do exercícios. No entanto, existem critérios para que essas técnicas sejam empregadas ou não.
A FisioLife oferece os principais recursos de Recovery utilizados pelos melhores atletas do mundo:
Câmera de Termografia: Câmera de captação de imagem térmica profissional, que complementa o processo de avaliação muscular.
Botas de Compressão: O Recovery Pump é um sistema idealizado para ajudar na recuperação de lesões e /ou reabilitação de cirurgia, possibilitando o tratamento físico através da compressão sequencial, reduzindo a dor, inchaço e fadiga.
Liberação Miofascial: É uma técnica ( manual ou instrumental) que atua mobilizando manualmente a fáscia( tecido que recobre o musculo) com o objetivo aliviar a dor, restaurar função e mobilidade tecidual e corrigir sequelas de traumas físicos.
Eletroestimulação:Tem a função de minimizar a dor muscular, aumentando o fluxo sanguíneo local, acelerando o processo de recuperação do tecido muscular auxiliando-o no processo natural e ajudando a eliminação de toxinas provenientes do exercícios.
Ventosa: A ventosaterapia é uma técnica que utiliza a sucção como forma terapêutica. Pode ser utilizada como um auxílio para tratamentos com fins terapêuticos e é um grande aliado a outras técnicas de massagem. Quando a circulação é ativada através da ventosa, o aumento de sangue favorece a nutrição de músculos, alivia as tensões, dores musculares e articulares.
Alongamento: No período pós-exercício, o alongamento é muito útil para aliviar espasmos musculares e auxiliar na redução de edemas, podendo, dessa forma, acelerar o processo de recuperação após exercícios.
Smart Gun: A Smart Gun é um massageador portátil de aplicação individual, utilizado para realização de manobras de massagem e soltura miofascial, auxiliando na recuperação e prevenção de lesões.